Encontro de panificação reúne empresários do setor em Feira de Santana


Empresários do setor de panificação de todas as regiões do estado estiveram reunidos em Feira de Santana, nos dias 28 e 29 de outubro 2016, no II Encontro Técnico de Panificação do Estado da Bahia. O evento foi promovido pelo Sindicato Intermunicipal da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia - SIPACEB, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia - FIEB e o SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empressas.
 
Mais de 600 pessoas, entre empresários do setor, gerentes de panificadoras e convidados, participaram dos dois dias do evento, realizado na sede do SENAI neste município. A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo Carvalho, além de representantes da FIEB, do SENAI, do SESI e do SEBRAE.
 
As perspectivas do setor e as tendências de mercado foram apresentadas por Márcio Rodrigues, do ITPC (Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria). Ele destacou uma mudança no perfil do consumidor, que está mais exigente, e apontou caminhos para que as empresas do setor possam atender à expectativa deste público.
 
No segundo dia do evento foram realizadas 16 palestras sobre temas relevantes para o setor, como Tecnologia e produtividade na panificação, legislação trabalhista, NR-12, eficiência energética, marketing, qualidade do pão francês, desperdício e custos na panificação.
 
“Além de apresentar o trabalho que o sindicato vem realizando, nosso objetivo foi mostrar aos empresários do setor a importância de se capacitar, de buscar informações sobre mercado e novas tecnologias, saindo um pouco do dia a dia da gestão da empresa”, explica o vice-presidente do Sipaceb, João Baptista Ferreira, lembrando que, em 2017, o encontro será realizado nos dias 27 e 28 de outubro de 2016.
 
Ferreira destacou, ainda, que o sindicato tem levado para diversos municípios do interior baiano, em parceria com o Sebrae, cursos de capacitação para empresários do setor.